Capatazia: Valor passa a ser excluído do imposto de importação

homem-vestindo-blazer-azul-no-porto-sobre-a-exclusao-da-capatazia

Na primeira semana de junho, o Governo Federal publicou um decreto que exclui o custo da capatazia da base de cálculo do imposto de importação.

A medida permitirá a redução de custos de importação e promoverá maior abertura comercial da economia, impactando positivamente na competitividade e na integração do Brasil aos fluxos globais de comércio.

O que é capatazia?

A capatazia, regulada pela Nova Lei dos Portos, é considerada o conjunto de atividades executadas durante a movimentação das cargas nas instalações do porto – do navio até depois de sua passagem pela alfândega.

O importador paga a taxa de capatazia, que inclui:

  • Recebimento;
  • Conferência;
  • Transporte interno;
  • Abertura de volumes para a conferência aduaneira;
  • Manipulação;
  • Arrumação;
  • Entrega;
  • Carregamento;
  • Descarga de embarcações, quando realizado por equipamentos portuários.

Leia também: Despacho Aduaneiro: Verificação remota de mercadorias é regulamentada

Redução da capatazia: Quais os impactos orçamentários?

De acordo com a nota do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Coordenação de Estudos Econômico-Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, emitida em 2021, os impactos orçamentários da exclusão da capatazia em território nacional têm uma estimativa de impacto em R$ 461,37 milhões em 2022 e de R$ 685,63 milhões para 2023.

containeres-capatazia

Decreto

A nova publicação altera o inciso II do artigo 77 do Decreto nº 6759, de 5 de fevereiro de 2009 e está alinhada às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

É importante ressaltar que a exclusão dos custos não está sujeita às condicionantes estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Dentre os cinco principais portos em movimentação de carga, podemos citar:

  • Terminal Marítimo de Ponta da Madeira;
  • Porto de Santos;
  • Terminal Aquaviário de Angra dos Reis;
  • Terminal Aquaviário de São Sebastião;
  • Terminal de Tubarão.

O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias.

Leia também: Comércio internacional: Brasil assina acordo com 10 países para acelerar a liberação de mercadorias

*Com informações do Ministério da Economia