O comércio exterior brasileiro está evoluindo e passando por uma transformação digital para simplificando e desburocratizando alguns processos de importação e exportação e, uma das mudanças refere-se à substituição da Declaração de Importação (DI) pela DUIMP no Portal Único Siscomex.
Você sabe o que é a DUIMP e qual sua importância para o comércio exterior? E quais as vantagens de estar atualizado sobre as documentações necessárias?
O que é DUIMP e por que foi criada?
A DUIMP é uma declaração única, que substituiu as antigas declarações de importação (DI), a declaração simplificada de importação (DSI), a licença de importação (LI) e a declaração de importação por meio de remessa expressa (DIRE) e por isso é considerada um dos principais elementos que constituem o Novo Processo de Importação (NPI). Ela é utilizada para registrar todas as informações referentes à importação de mercadorias, desde a identificação do importador até a descrição detalhada dos produtos importados. Essa declaração é exigida pela Receita Federal do Brasil (RFB) e tem como objetivo controlar as operações de importação, coletar informações e tributos, e facilitar a gestão de risco e de informações aduaneiras.
A DUIMP foi criada pensando em simplificar e agilizar o processo de importação de mercadorias no Brasil visto que o comércio exterior é uma das atividades mais importantes da economia mundial, mas ainda é uma atividade complexa e que envolve várias etapas, desde a importação ou exportação dos produtos até a sua entrega no destino.
Chegamos à conclusão de que a DUIMP veio para facilitar o dia a dia das operações de importação, centralizando informações, minimizando perda de dados, agilizando processos e acima de tudo, tornando o processo menos burocrático, o que pode instigar a participação de mais empresas nesse setor, independente do porte desta organização.
Algumas das principais vantagens e benefícios da DUIMP são:
- Simplificação do processo de importação;
- Redução de custos;
- Maior transparência;
- Integração entre órgãos governamentais;
Leia também: Programa OEA: Entenda a sua importância para o comércio exterior
Cenário atual e perspectivas futuras
Existe um cronograma de mudanças publicado pelo Portal Único Siscomex que prevê mudanças para os próximos anos, sempre em busca de facilitar os processos de importação e exportação.
Confira o e-book gratuito e completo sobre o tema!
Como a automatização e a tecnologia facilitam os processos de importações?
A tecnologia evolui cada vez mais para facilitar o dia a dia de diversos setores da economia tornando os processos automatizados e, com isso, ganhando tempo, eficiência, inteligência em dados e operações como um todo, mais estratégicas.
O uso correto de tecnologia vem para a agregar dentro de processos de importações exportações visto que este é um setor que demanda atenção e possui muitas atividades operacionais resultando muitas vezes em erros humanos, se feitos de forma manual. Esses erros, podem levar a perda de dinheiro, tempo e grandes oportunidades.
Conheça a Kestraa
A Kestraa é uma plataforma digital, em nuvem, que mapeia o seu processo de comércio exterior de ponta a ponta, chegando ao detalhe do item, simplificando as operações de comércio exterior para que você foque na estratégia do negócio.
Utilizando essa tecnologia você tem uma gestão inteligente das informações referentes às operações de importação e exportação, trazendo previsibilidade e visibilidade das operações de comércio exterior em tempo real.
A Kestraa tem soluções específicas para o seu negócio como é o caso do Kestraa Export que é um módulo focado 100% em exportação ou ainda o caso do PO Management, que é um módulo focado na gestão do pedido de importação do início ao fim, com visibilidade em tempo real até o nível do item, evitando assim situações como ruptura de estoque, entre outros.
Conheça a Kestraa e obtenha mais produtividade e eficiência nas suas importações e exportações!