Em tempos inovadores em que a agilidade é a palavra da vez, realizar uma gestão de estoque no varejo de forma eficiente é fundamental para garantir a saúde dos negócios, a satisfação e a fidelização dos clientes.
Atualmente, o perfil de consumo das pessoas vem passando por mudanças, impactadas principalmente pela transformação digital.
A crise global que a cadeia logística vem enfrentando também é um agravante, já que o risco de ruptura de estoque é elevado.
Porém, a tecnologia é uma grande aliada nos processos operacionais relacionados à cadeia de suprimentos e gestão de estoque de forma eficiente. Quer saber como? Continue a leitura deste conteúdo!
Como realizar a gestão de estoque na indústria varejista?
Como dissemos, realizar uma gestão de estoque no varejo é imprescindível para garantir a saúde financeira do negócio, satisfação e fidelização do cliente e evitar a ruptura de estoque nos pontos de venda.
A cadeia de suprimentos vem passando por momentos mais desafiadores ainda, com a alta dos fretes, do petróleo, do dólar, fechamento de portos importantes e a invasão à Ucrânia.
Todo esse cenário caótico reflete na área de supply chain das empresas varejistas que precisam contar com a resiliência e o suporte de tecnologias inovadoras para realizar um planejamento estratégico e tentar, ao menos, amenizar a situação.
A gestão de estoque deve ser realizada de acordo com a demanda do consumidor final. Por isso, os pontos abaixo devem ser analisados durante o processo:
- Investimento em itens com pouca ou nenhuma saída;
- Caixa parada em excessos de estoque;
- Perda de produtos por vencimento ou avarias;
- Perda de vendas por falta de produtos.
Eles representam alguns dos problemas enfrentados pelos gestores quando não realizam a gestão de estoque com eficiência.
Importância do controle de estoque
Somado aos desafios citados acima, ainda tem a exigência do consumidor final por agilidade e cobranças de fretes mais baratos ou inexistentes. Como se adaptar?
Algumas saídas buscadas por indústrias varejistas são relacionadas aos parceiros e fornecedores, que devem ser escolhidos com cuidado e a certeza do cumprimento dos prazos.
Os parceiros certos podem amenizar o problema logístico que afeta várias frentes industriais e o varejo.
Dados
O setor supermercadista registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020, de acordo com a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. Esse índice representa um total estimado de R$7,6 bilhões.
Dentre as principais causas de perdas estão:
- Quebra operacional, 47,9%;
- Furto externo, 16,0%;
- Erros de inventário, 10,2%;
- Erros administrativos, 9,5%;
- Furto interno, 7,4%.
Leia também: Lean Manufacturing: Descubra como otimizar a sua linha de produção no varejo
Análise ABC
Certamente você já deve ter ouvido falar na análise da curva ABC.
Ela é um método de categorização por estoque. Ou seja, o seu objetivo é deixar claro quais são os principais produtos da empresa.
Os produtos considerados “A”, são aqueles mais procurados. Por isso, a atenção com o seu monitoramento e reposição devem ser constantes e planejadas com antecedência.
Já os produtos considerados “B” e “C”, são aqueles que promovem a estabilidade do negócio.
Leia também: Preço da cerveja: Quais são os impactos da Guerra na Ucrânia na importação dos insumos?
Metodologia Just in Time
A utilização do Just in Time é uma prática voltada à produção da quantidade exata de um produto de acordo com a demanda de modo a evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.
Sendo assim, a automatização das operações e a utilização de soluções tecnológicas voltadas à gestão, proporcionam a redução de custos, otimização do tempo das equipes, integração e engajamento com todos os players envolvidos e melhor custo-benefício na gestão de estoque.
Entenda o papel da tecnologia na gestão de estoque do varejo
A tecnologia é uma grande aliada aos gestores de compras e de supply chain das indústrias varejistas, já que permite a redução de erros, otimiza o tempo e aumenta a produtividade das equipes.
Em tempos de transformação digital e agilidade, é fundamental que as soluções implementadas nas áreas de compras e supply chain das empresas, sejam integradas e com grande capacidade de adaptação, resiliência e flexibilidade em cada etapa da cadeia de suprimentos.
Confira, a seguir, algumas dicas para utilizar a tecnologia a seu favor no processo de gestão de estoque:
- Implemente sistemas que possuam integração facilitada;
- Prefira um software que permita a gestão end-to-end;
- Escolha soluções na nuvem (cloud).
Leia também: Rastreio internacional na indústria varejista: Descubra como inovar nas suas operações de comex!
Conclusão
Neste conteúdo você conferiu dicas para otimizar a gestão de estoque no varejo com a utilização de tecnologias inovadoras e a importância do controle de estoque para evitar desperdícios e riscos de ruptura nos pontos de venda.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!