Com a evolução da transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor, ficou ainda mais evidente a necessidade da quarteirização logística (4PL) nas empresas que possuem operações de importação e exportação em sua frente de negócios.
A cadeia de supply chain, além de possuir diversos participantes envolvidos nas operações, também tem diversas etapas pelas quais as cargas têm que passar até chegarem nas mãos do consumidor final.
O PL é a sigla em inglês para a expressão “Part Logistics” ou partes da logística, muito utilizado para classificar os níveis de atuação logística.
Existem 5 diferentes classificações de PL e neste conteúdo, além de conhecê-las, você vai entender a importância de cada uma nas operações de comércio exterior.
Saiba também, como a tecnologia é grande aliada nos processos de importação e exportação permitindo a gestão inteligente das informações em tempo real.
Continue conosco!
O que é Quarteirização Logística (4PL)?
Antes de falarmos sobre a quarteirização logística, é importante entendermos o conceito da classificação Third-Part Logistics (3PL).
A terceirização é responsável pelo repasse de toda ou parte da operação para o fornecedor.
Ou seja, a ideia é que essa empresa assuma as atividades de armazenamento e distribuição de forma completa, tendo, desta forma, uma atuação ampla.
- Organização das mercadorias em seus próprios armazéns
- preparação para a entrega
- Realização do despacho
São atividades dos responsáveis pela terceirização (3PL). A atuação da quarteirização logística (4PL) não é muito diferente.
A sua principal característica é ser mais voltada à gestão das operações, atividade que também inclui o contato com todos os envolvidos no processo.
Leia também: Supply Chain: Como realizar uma gestão eficiente no comércio exterior?
Os profissionais que fazem parte da quarteirização atuam armazenando, organizando, distribuindo e comprando novos produtos, configurando assim, uma abordagem completa da operação da cadeia logística.
Entenda o funcionamento do 4PL
De uma maneira mais simples, no modelo 4PL (Fourth Part Logistic), as responsabilidades são repassadas à uma empresa contratada com a finalidade de cuidar de todas as etapas, desde a coleta da mercadoria até a chegada ao destino.
O grande diferencial da quarteirização do operador logístico refere-se à visibilidade que o contratante passa a ter da operação, por meio de KPIs de performance em tempo real.
Durante a execução dos processos no 4PL há a utilização de tecnologias inovadoras em diversas etapas, como por exemplo:
- Emissão do pedido de compra na origem do exportador
- Gestão de carregamento de contêineres
- Acompanhamento documental
- Armazenagem
- Logística internacional
Entre outras.
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Partes Logísticas (PLs) no varejo
Como falamos anteriormente, existem 5 níveis de PLs nos processos que envolvem a cadeia de suprimentos. Conheça-as a seguir:
- 1 PL: É a logística primária. Nesta etapa, a empresa cuida de toda a operação de importação e exportação, sem terceirizar.
- 2 PL: Aqui, a empresa já terceiriza a entrega das suas mercadorias, sendo muito comum entre as que operam com e-commerces. Há uma busca por provedores logísticos que sejam estruturados e capazes de atender as demandas de entregas no prazo acordado, prezando pela segurança das mercadorias.
- 3 PL: Neste modelo, o objetivo é que a empresa terceirizada seja responsável por todas as atividades relacionadas ao armazenamento e distribuição do produto. Dentre as atribuições estão: organização dos produtos em seus próprios armazéns, preparação para a entrega e a realização do despacho.
- 4 PL: Voltado à gestão completa das operações. A quarteirização logística possibilita que os provedores logísticos que atuam nesta modalidade, realizem transações de importação e exportação de forma global com a compra de novos produtos, armazenamento, organização, distribuição, além de gerenciar o contato com os fornecedores participantes dos processos.
- 5 PL: Com foco em tecnologia e redução de custos, o 5 PL é considerado o último nível e mais voltado às empresas de e-commerce com o objetivo de otimizar a operação por meio de soluções tecnológicas.
Quarteirização e tecnologia nas operações de comércio exterior
Na maioria das vezes, as operações de importação e exportação são conhecidas por sua complexidade e burocracia. Porém, como vimos, a aceleração da digitalização também alcançou o setor de comex trazendo agilidade e eficiência aos processos.
Para isso, contar com soluções tecnológicas se torna imprescindível, já que plataformas como a Kestraa permitem a gestão inteligente das informações das operações de comércio exterior e em tempo real.
Uma transação de importação e/ou exportação conta com a participação de vários intervenientes como despachantes, armadores, seguradoras, analistas, entre outros.
Desta forma, a fragmentação da comunicação traz à tona a necessidade de reunir e engajar os participantes da operação em um ecossistema único a fim de agilizar e otimizar os processos.
Além disso, rastrear a carga em tempo real também é fundamental para que a empresa obtenha a previsibilidade e visibilidade da sua carga de modo a evitar atrasos, demurrage e realizar o gerenciamento de riscos com eficiência.
“Essa previsibilidade e visibilidade permite que a empresa crie um plano de ação, caso seja necessário. Como por exemplo, o acionamento de um frete emergencial para evitar a interrupção de uma cadeia produtiva”, explica Aline Ferreira, Customer Sucess na Kestraa.
Geralmente em uma operação de comércio exterior, em média 30% do tempo dos analistas é gasto compilando informações; mais de 70 e-mails são trocados e mais de 4 planilhas são alimentadas manualmente diariamente, tornando o processo complexo e passível de erros.
Onde está a minha carga?
Essa é uma pergunta muito comum tanto para a empresa operadora, quanto para o consumidor final que espera ansiosamente por sua mercadoria.
Graças às tecnologias mais modernas do mercado como IoT, Machine Learning, entre outras, a Kestraa traz soluções capazes de rastrear e transmitir a informação da localização da carga em tempo real.
Assista a gravação da live com a Forbes Brasil sobre a transformação digital.
Conheça a Kestraa
A Kestraa é uma plataforma digital B2B, voltada à gestão inteligente das informações das operações de comércio exterior.
Com a solução, é possível obter a visão preditiva da data de entrega, realizar o custeio automático de itens importados, gerenciar o risco de ruptura de estoque e contar com o tracking completo dos embarques de forma automática.
Além disso, a plataforma é 100% em nuvem e conta com integração aos sistemas da Receita Federal e de mais de 100 armadores.
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