Afinal, o que é Demurrage de container?

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A demurrage de container é um dos grandes pesadelos dos operadores de importação e exportação no modal marítimo. Ela é uma cobrança de natureza indenizatória que objetiva a recomposição de perdas experimentadas pelo transportador.

Geralmente, o free time padrão é em média de 7 dias. Após este período, caso o contêiner não seja devolvido, é cobrada uma multa, por dia e em dólar.

Em caso de muita demora, o valor pode ultrapassar o de um contêiner novo.

Neste conteúdo, você vai entender o que é a demurrage e como a tecnologia ajuda a evitá-la nas operações de comércio exterior.

Continue a leitura!

O que é demurrage?

 A demurrage nada mais é do que uma multa relacionada ao transporte marítimo e ao afretamento de navios, sendo cobrada quando o importador ultrapassa o tempo de utilização do container, o free time, junto ao armador.

Por isso, é fundamental que haja o controle e o monitoramento das operações de comércio exterior para evitar custos extras. O desembaraço de mercadorias, por exemplo, pode levar mais tempo que o previsto, necessitando de previsibilidade para que haja um melhor planejamento.

 

A Product Owner da Kestraa, Laiza Machado, explica o período de free time do container na sua participação no episódio de podcast “O que é Demurrage de Container?”.

“Existe um período em que você pode utilizar o container. É o período de free time e depende muito do armador e da negociação que você fez, mas geralmente é cerca de 7 dias (depende um pouco do tipo de container). É muito importante que se preste atenção nesse período”, explica.

A demurrage de container é calculada diariamente e a sua contagem tem início quando a carga chega ao porto e termina quando há a devolução do container vazio no terminal em que foi acordado. Além disso, é válido lembrar que o seu cálculo é cotado em dólar.

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Também participou do episódio do podcast, o Advogado Aduaneiro, Fábio Gentil explicou o conceito.

“A demurrage é uma cobrança de natureza indenizatória que se presta a recompor perdas experimentadas pelo transportador. Sempre que alguém causa um dano, essa pessoa é obrigada a indenizar esse dano. Ou seja, a demurrage é um tipo de indenização. A gente pensa o seguinte: O transportador efetivamente deixa de transportar por falta de equipamento. Hoje a gente está vivendo uma crise enorme de falta de container, então cada vez mais essa natureza indenizatória da demurrage, acaba se comprovando”, comenta.

E a detention, do que se trata?

 Assim como há um prazo para retirar o container do terminal e o mesmo ser levado até o destinatário, também existe um prazo para o seu retorno ao porto.

  • Demurrage: Refere-se ao armazenamento do container no terminal, sendo a multa cobrada pelo porto.
  • Detention: Cobrada pelo armador, a detention refere-se ao uso do container.

Outro custo que também pode ser cobrado por alguns armadores é a sobre estadia (longstanding) que incide desde a data de entrega do contêiner cheio no porto, até a data efetiva do seu embarque.

A cobrança é calculada em dias corridos, após o free time e o valor é baseado na tabela de tarifas.

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Como evitar a Demurrage de container?

 A primeira dica para se evitar a temida cobrança de demurrage, é a implementação e utilização de uma plataforma voltada à gestão inteligente das operações de comércio exterior.

“Um ponto interessante da plataforma Kestraa é que nós temos um alerta de todos os contêineres que podem virar uma demurrage. Então, você já se antecipa. No comércio exterior você precisa saber os riscos que pode passar e obter essa informação o mais rápido possível já que o processo muda a todo instante.

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Sendo assim, é necessário realizar um acompanhamento diário e em tempo real sobre o que está acontecendo. Antes de acabar o free time, a plataforma avisa.

A Kestraa informa ao usuário que está prestando atenção àquele embarque, todos os containeres que podem gerar um problema e aí é possível tomar as possíveis providências para que a demurrage não ocorra”, explica Laiza.

Uma outra prática comum, é realizar a troca de container onde o importador compra outro com as mesmas especificações e repassa ao transportador dentro do prazo combinado. Quando desocupar, pode vender o container vazio, recuperando o investimento.

Conheça a Kestraa

A Kestraa é uma plataforma digital, voltada ao público B2B, que proporciona a gestão inteligente das informações das operações de comércio exterior.

Com a solução, é possível obter a visão preditiva da data de entrega, evitar a demurrage de container, realizar o custeio automático de itens importados, gerenciar o risco de ruptura de estoque e contar com o tracking completo dos embarques de forma automática.

Além disso, a plataforma é 100% em nuvem e conta com integração aos sistemas da Receita Federal e de mais de 100 armadores.

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