A demurrage de container é um dos grandes pesadelos dos operadores de importação e exportação no modal marítimo. Ela é uma cobrança de natureza indenizatória que objetiva a recomposição de perdas experimentadas pelo transportador.
Geralmente, o free time padrão é em média de 7 dias. Após este período, caso o contêiner não seja devolvido, é cobrada uma multa, por dia e em dólar.
Em caso de muita demora, o valor pode ultrapassar o de um contêiner novo.
Neste conteúdo, você vai entender o que é a demurrage e como a tecnologia ajuda a evitá-la nas operações de comércio exterior.
Continue a leitura!
O que é demurrage?
A demurrage nada mais é do que uma multa relacionada ao transporte marítimo e ao afretamento de navios, sendo cobrada quando o importador ultrapassa o tempo de utilização do container, o free time, junto ao armador.
Por isso, é fundamental que haja o controle e o monitoramento das operações de comércio exterior para evitar custos extras. O desembaraço de mercadorias, por exemplo, pode levar mais tempo que o previsto, necessitando de previsibilidade para que haja um melhor planejamento.
A Product Owner da Kestraa, Laiza Machado, explica o período de free time do container na sua participação no episódio de podcast “O que é Demurrage de Container?”.
“Existe um período em que você pode utilizar o container. É o período de free time e depende muito do armador e da negociação que você fez, mas geralmente é cerca de 7 dias (depende um pouco do tipo de container). É muito importante que se preste atenção nesse período”, explica.
A demurrage de container é calculada diariamente e a sua contagem tem início quando a carga chega ao porto e termina quando há a devolução do container vazio no terminal em que foi acordado. Além disso, é válido lembrar que o seu cálculo é cotado em dólar.
Leia também: Saiba como gerenciar o supply chain de forma eficiente no comércio exterior
Também participou do episódio do podcast, o Advogado Aduaneiro, Fábio Gentil explicou o conceito.
“A demurrage é uma cobrança de natureza indenizatória que se presta a recompor perdas experimentadas pelo transportador. Sempre que alguém causa um dano, essa pessoa é obrigada a indenizar esse dano. Ou seja, a demurrage é um tipo de indenização. A gente pensa o seguinte: O transportador efetivamente deixa de transportar por falta de equipamento. Hoje a gente está vivendo uma crise enorme de falta de container, então cada vez mais essa natureza indenizatória da demurrage, acaba se comprovando”, comenta.
E a detention, do que se trata?
Assim como há um prazo para retirar o container do terminal e o mesmo ser levado até o destinatário, também existe um prazo para o seu retorno ao porto.
- Demurrage: Refere-se ao armazenamento do container no terminal, sendo a multa cobrada pelo porto.
- Detention: Cobrada pelo armador, a detention refere-se ao uso do container.
Outro custo que também pode ser cobrado por alguns armadores é a sobre estadia (longstanding) que incide desde a data de entrega do contêiner cheio no porto, até a data efetiva do seu embarque.
A cobrança é calculada em dias corridos, após o free time e o valor é baseado na tabela de tarifas.
Como evitar a Demurrage de container?
A primeira dica para se evitar a temida cobrança de demurrage, é a implementação e utilização de uma plataforma voltada à gestão inteligente das operações de comércio exterior.
“Um ponto interessante da plataforma Kestraa é que nós temos um alerta de todos os contêineres que podem virar uma demurrage. Então, você já se antecipa. No comércio exterior você precisa saber os riscos que pode passar e obter essa informação o mais rápido possível já que o processo muda a todo instante.
Leia também: Programa OEA: Entenda a sua importância para o comércio exterior
Sendo assim, é necessário realizar um acompanhamento diário e em tempo real sobre o que está acontecendo. Antes de acabar o free time, a plataforma avisa.
A Kestraa informa ao usuário que está prestando atenção àquele embarque, todos os containeres que podem gerar um problema e aí é possível tomar as possíveis providências para que a demurrage não ocorra”, explica Laiza.
Uma outra prática comum, é realizar a troca de container onde o importador compra outro com as mesmas especificações e repassa ao transportador dentro do prazo combinado. Quando desocupar, pode vender o container vazio, recuperando o investimento.
Conheça a Kestraa
A Kestraa é uma plataforma digital, voltada ao público B2B, que proporciona a gestão inteligente das informações das operações de comércio exterior.
Com a solução, é possível obter a visão preditiva da data de entrega, evitar a demurrage de container, realizar o custeio automático de itens importados, gerenciar o risco de ruptura de estoque e contar com o tracking completo dos embarques de forma automática.
Além disso, a plataforma é 100% em nuvem e conta com integração aos sistemas da Receita Federal e de mais de 100 armadores.
Quer saber mais sobre como inovar e otimizar as suas operações de importação e exportação? Acesse o nosso site!