No contexto do comércio exterior, a Comex Vis está entre as plataformas mais interativas e lúdicas para a compreensão de dados relativos às importações e exportações brasileiras.
Se você é gestor(a) de comex, certamente está acostumado(a) a lidar com uma infinidade de números e dados referentes às negociações que, constantemente, passam por atualizações.
O Comex Vis surge como uma alternativa para romper com a monotonia dessa análise, possibilitando a visualização de relatórios dinâmicos em gráficos simples e interativos.
Continue conosco e saiba mais sobre este tema tão relevante para os gestores de comércio exterior!
O que é o Comex Vis?
O Comex Vis é uma plataforma simples e que auxilia os gestores de comex a levantarem dados para produzirem seus relatórios com assertividade.
O projeto, desenvolvido pela SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), permite enxergar a situação comercial por várias perspectivas, entre elas:
- Brasil Geral;
- Países;
- Blocos Econômicos;
- Produtos;
- Estados;
- Municípios.
Assim, os dados são mostrados por meio de representações concisas, simples e bonitas de acordo com a seleção dessas variáveis acima.
Vale pontuar que o Comex Vis fica dentro da plataforma Comex Stat sistema oficial de consulta aos dados do comércio exterior do Brasil.
Por conta disso, o Comex Vis tem basicamente os mesmos benefícios do Comex Stat, entre eles:
- Ser responsivo em vários dispositivos (celulares, tablets, notebooks, entre outros);
- Acesso 100% grátis e sem a necessidade de cadastro prévio (com usuário e senha);
- Possibilidade de acesso às informações em 3 idiomas (português, inglês e espanhol);
- Não há limite de pesquisas nem de utilização dos filtros.
Pontos importantes das estatísticas de comércio exterior pelo Comex Vis
A fim de utilizar da melhor maneira o Comex Vis, é importante entender algumas questões frequentes que aparecem sobre a ferramenta. Vejamos:
Ao selecionar o critério “países” na página de pesquisa do Comex Vis, algumas nações não irão aparecer.
Isso acontece porque elas não exportaram e nem importaram números relevantes de mercadorias no ano corrente ou no anterior.
Leia também: Trade Compliance no comércio exterior torna as empresas mais competitivas
Nesses casos, aparecerá a seguinte mensagem: “Não há dados suficientes para gerar a visualização”.
Por isso, a tendência é que o número de nações disponíveis para a pesquisa de importações e exportações cresça do início para o fim do ano.
Esse mesmo critério é utilizado em relação à pesquisa relacionada com os municípios.
Aliás, apenas 100 dos municípios que mais participam do comércio exterior no país (com base nos dados do ano atual e do ano passado) possuem a opção “Série Histórica” em sua visualização.
4 razões para realizar a montagem de relatórios internos com a ajuda do Comex Vis
O bom gestor de comércio exterior é aquele que não só vê os dados de importação e exportação em plataformas como a Comex Vis e a Comex Stat, mas também os compreende e adequa para a composição de relatórios internos.
Realizar a gestão de um empreendimento de comex sem a observação de dados práticos é como procurar por algo dentro de uma sala escura.
Mas por que, especificamente, fazer a montagem adequada dos relatórios internos é tão importante?
Os motivos são muitos…
Nós da Kestraa separamos 4 razões pelas quais você, gestor de comex, precisa investir forte na criação de relatórios internos:
1) Acompanhamento da performance
Para uma análise detalhada da performance de uma empresa envolvida no comércio exterior, os relatórios são essenciais.
Afinal, por meio deles é possível anexar os seguintes dados:
- Qualitativos: performance dos colaboradores, conquistas de cada departamento, qualidade dos relacionamentos com as stakeholders, depoimentos dos clientes e percepção dos valores das mercadorias;
- Quantitativos: volume de vendas e compras, prazo de entrega, total de pedidos em atraso e o volume produzido.
2) Proporciona a redução de custos
Reduzir custos desnecessários é um desafio importantíssimo para os gestores de comex.
Afinal, a relação entre faturamento e gastos está intimamente ligada com a rentabilidade de um negócio de comércio exterior.
Uma vez que há muitos atores envolvidos no processo de exportação ou importação de uma mercadoria, ter a centralização dos números em relatórios permite enxergar gastos que não são necessários.
3) Dinamiza a interação entre as equipes
Para que a gestão ocorra da melhor maneira possível é importante que o trabalho entre os departamentos ocorra com sinergia.
Esta união provém da consciência de todos os colaboradores sobre os objetivos da empresa.
Assim, quando relatórios são feitos com o objetivo de que departamentos diferentes caminhem seguindo o mesmo propósito, os resultados são muito mais satisfatórios.
4) Automatização que evita percalços
A plataforma desenvolvida pela Kestraa permite a automatização na inserção de dados importantes nos relatórios.
Isso é especialmente útil para os gestores de comex de corporações cujo volume de negócios é muito alto, o que torna a inserção manual dos dados em planilhas inviável.
Assim, a inserção automatizada de dados em uma plataforma segura disponibilizada pela Kestraa revoluciona o trabalho dos gestores uma vez que:
- Evita perda de informações;
- Otimiza processos, já que se reduz as taxas de correções por erros humanos;
- Aumenta a coerência entre os dados;
- Facilita o controle financeiro.
- Permite melhor gestão de riscos
De fato, plataformas como o Comex Vis ajudam bastante os gestores de comex a tomarem boas decisões dentro desse mercado.
Mas todos nós sabemos que o comércio exterior não é para amadores, uma vez que se trata de um mercado complexo e cada vez mais competitivo.
Por isso, é preciso sair do básico e buscar verdadeiras soluções para otimizar seu trabalho e gerar mais resultados para sua empresa.
Conheça a Kestraa
A Kestraa está revolucionando a gestão de comércio exterior por meio de uma plataforma 100% em nuvem que integra boa parte da sua cadeia logística em um ecossistema único.
A solução é voltada à gestão inteligente das informações das transações de importação e exportação e permite a simplificação dos processos impactando positivamente a operação e a gestão da cadeia de suprimentos.
Ao centralizar as informações em uma única plataforma, o operador tem a visibilidade operacional em tempo real, melhorando controles e processos que podem ser auditados posteriormente.
Além disso, a plataforma de gestão para comércio exterior também permite o acompanhamento da sua carga em tempo real e o gerenciamento dos processos de forma simples, ágil e eficiente.
Acesse nosso site e saiba mais sobre a nossa solução!
Neste conteúdo você conheceu mais sobre o Comex Vis e compreendeu a importância da tecnologia nas operações de comércio exterior. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!