Cross-docking no varejo: Entenda como funciona!

veículo-realizando-cross-docking-no-varejo

Afinal, o que é cross-docking?

O cross-docking é utilizado para otimizar a estratégia de distribuição de mercadorias. Pode ser utilizado no varejo, de forma a melhorar a logística da entrega do produto final ao consumidor.

A sua utilização traz mudanças significativas na cadeia logística, já que o seu conceito propõe melhorias em pontos como a maximização dos níveis de serviços, aceleração do fluxo logístico, redução do tempo da entrega final, redução de custos e diminuição de manuseios desnecessários dos produtos.

A ideia é que os fluxos logísticos sejam otimizados de forma aumentar a rapidez das entregas e diminuir custos com espaços de armazenagem.

mulher-vestindo-rosa-realizando-o-cross-docking

Como o Cross-docking funciona?

O sistema cross-docking funciona da seguinte forma: Ao ser recebida no centro de distribuição (CD), a mercadoria é imediatamente remanejada de um veículo para outro, sem a necessidade de ser armazenada em um depósito.

Quem opera com o cross-docking recebe caminhões carregados, que podem ser  ou não, de diversos fornecedores. A partir daí, acontece o processo de separação dos pedidos por meio da movimentação e combinação das mercadorias.

A transferência da área de recebimento para a área de expedição se dá através do carregamento por veículos menores para a entrega. 

Cross-docking Puro: Neste modelo operacional, os produtos são recebidos pelas docas e direcionados para o embarque.

Cross-docking Futuro: Aqui, os produtos são movimentados para os veículos que farão as entregas, porém, são mantidos em uma área destinada à operação, até o momento do carregamento.

Leia também: Prevenção de perdas: Como realizá-la de forma eficiente no varejo?

Cross-docking-no-varejo

E a diferença entre cross-docking e transit point?

Você deve estar se perguntando sobre a diferença entre os dois. Nos sistemas transit point, já existe um destino definido para cada produto. Por isso, eles já podem ser expedidos para a entrega local.

Já no cross-docking, a característica que o diferencia do transit point, refere-se ao envolvimento de vários fornecedores atendendo a clientes comuns. Por isso, essa sistemática é mais utilizada pelos varejistas.

Leia também: Saiba como realizar a gestão de estoque eficiente no varejo

É válido ressaltar que para haver o cross-docking, não deve existir a estocagem de produtos. A ideia é que eles permaneçam um dia no centro de distribuição.

Já que os consumidores estão optando pelas compras em e-commerce, principalmente, o tempo de entrega da mercadoria passa a ser um fator determinante na tomada de decisão da compra.

Por isso, é importante otimizar todas as etapas da cadeia logística no varejo para garantir a satisfação do cliente final.