Exportação de cacau no Brasil: Entenda os impactos na economia!

exportação-de-cacau-fruto

Você sabia que a exportação de cacau no Brasil vem crescendo em 2022? Entre janeiro e maio deste ano, foram exportados US$ 78.219.576,00. 

O nosso país é considerado o 7º produtor de cacau no mundo, ocupando a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados. 

Este sucesso é devido à qualidade da nossa matéria prima, aliada à utilização de tecnologias de produção inovadoras. Prova disso, é que o cacau fino produzido na Amazônia é considerado um dos melhores do mundo.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os maiores exportadores de cacau, os impactos da sua produção na economia brasileira e muito mais!

Continue conosco.

Exportação de cacau no Brasil: Qual é o cenário atual?

O cenário desafiador pelo qual o comércio exterior vem passando nos últimos anos, também afetou a exportação de cacau no Brasil.

Um dos principais motivadores foi a guerra na Ucrânia que impactou a safra, levando a um déficit de oferta da amêndoa em 6% em relação à temporada anterior.

A crise gerada pela falta de fertilizantes, além das sanções e as altas taxas de fretes marítimos, foi fator decisivo nos resultados da cadeia de produção das fazendas produtoras de cacau que viram os seus produtos serem afetados em quantidade, qualidade e tamanho.

banner-download-infografico-futuro-da-cobranca-do-frete

De acordo com a Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês), a produção ficará 174 mil toneladas abaixo do consumo na safra 2021/22, prevista para terminar em setembro.

No cenário global, a produção projetada foi de 4,9 milhões de toneladas, contra 5,2 milhões de toneladas registradas na safra passada e a nova estimativa é que a produção seja 32 mil toneladas menor que a anterior.

Mas, apesar do cenário desafiador, há boas notícias: somente de janeiro a maio deste ano, 14.028 toneladas de chocolate, 20.232 mil toneladas de derivados e 273 mil toneladas de amêndoas de cacau foram exportadas, segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

chocolates

Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau

Certamente, você já deve ter se perguntado qual país é o maior produtor mundial de cacau, não é verdade? Aqui está a resposta: Costa do Marfim, com 39% da produção. Em 2019, a produção mundial de cacau foi de 5,6 milhões de toneladas.

Leia também: Segurança alimentar: Qual é o impacto da gestão eficiente da cadeia de suprimentos?

Brasil: Quais Estados são os maiores exportadores de cacau?

Falando do cenário brasileiro, temos alguns estados que são grandes produtores e exportadores de cacau. São eles: Bahia, São Paulo e Pará. 

Já os principais países importadores do insumo, são Argentina, Estados Unidos da América (EUA), Chile e Países Baixos.

A cadeia produtiva do cacau voltada à exportação ocorre com o plantio, seguido pela colheita. Os próximos processos estão relacionados à secagem, armazenamento, limpeza e a torragem.

O período compreendido entre o plantio e o amadurecimento do fruto, varia entre 140 a 205 dias, com uma média de 165 dias. Já em relação à quantidade de frutos necessários para a obtenção de 1kg de cacau comercial é, em geral, de 15 a 31 frutos.

Leia também: O que é IPP e qual a sua relação com a alta inflacionária nos alimentos?

Impactos da produção do cacau na economia brasileira

A produção do cacau movimenta a economia do Brasil. Ainda de acordo com a AIPC, em 2021 o Brasil exportou 33.521 mil toneladas de chocolates e aproximadamente 55 mil toneladas derivadas do cacau, gerando US$ 226 milhões de dólares.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a indústria de chocolate apresentou, no primeiro trimestre de 2022, uma expansão de 6% na produção, em relação ao mesmo período em 2021.

Cerca de 201 mil toneladas foram produzidas este ano, contra 189 mil toneladas no ano passado, gerando 20 mil empregos diretos no país.

banner-transforme-a-sua-gestão-de-comércio-exterior-para-contato

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!