Você sabia que a exportação de cacau no Brasil vem crescendo em 2022? Entre janeiro e maio deste ano, foram exportados US$ 78.219.576,00.
O nosso país é considerado o 7º produtor de cacau no mundo, ocupando a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados.
Este sucesso é devido à qualidade da nossa matéria prima, aliada à utilização de tecnologias de produção inovadoras. Prova disso, é que o cacau fino produzido na Amazônia é considerado um dos melhores do mundo.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os maiores exportadores de cacau, os impactos da sua produção na economia brasileira e muito mais!
Continue conosco.
Exportação de cacau no Brasil: Qual é o cenário atual?
O cenário desafiador pelo qual o comércio exterior vem passando nos últimos anos, também afetou a exportação de cacau no Brasil.
Um dos principais motivadores foi a guerra na Ucrânia que impactou a safra, levando a um déficit de oferta da amêndoa em 6% em relação à temporada anterior.
A crise gerada pela falta de fertilizantes, além das sanções e as altas taxas de fretes marítimos, foi fator decisivo nos resultados da cadeia de produção das fazendas produtoras de cacau que viram os seus produtos serem afetados em quantidade, qualidade e tamanho.
De acordo com a Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês), a produção ficará 174 mil toneladas abaixo do consumo na safra 2021/22, prevista para terminar em setembro.
No cenário global, a produção projetada foi de 4,9 milhões de toneladas, contra 5,2 milhões de toneladas registradas na safra passada e a nova estimativa é que a produção seja 32 mil toneladas menor que a anterior.
Mas, apesar do cenário desafiador, há boas notícias: somente de janeiro a maio deste ano, 14.028 toneladas de chocolate, 20.232 mil toneladas de derivados e 273 mil toneladas de amêndoas de cacau foram exportadas, segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau
Certamente, você já deve ter se perguntado qual país é o maior produtor mundial de cacau, não é verdade? Aqui está a resposta: Costa do Marfim, com 39% da produção. Em 2019, a produção mundial de cacau foi de 5,6 milhões de toneladas.
Leia também: Segurança alimentar: Qual é o impacto da gestão eficiente da cadeia de suprimentos?
Brasil: Quais Estados são os maiores exportadores de cacau?
Falando do cenário brasileiro, temos alguns estados que são grandes produtores e exportadores de cacau. São eles: Bahia, São Paulo e Pará.
Já os principais países importadores do insumo, são Argentina, Estados Unidos da América (EUA), Chile e Países Baixos.
A cadeia produtiva do cacau voltada à exportação ocorre com o plantio, seguido pela colheita. Os próximos processos estão relacionados à secagem, armazenamento, limpeza e a torragem.
O período compreendido entre o plantio e o amadurecimento do fruto, varia entre 140 a 205 dias, com uma média de 165 dias. Já em relação à quantidade de frutos necessários para a obtenção de 1kg de cacau comercial é, em geral, de 15 a 31 frutos.
Leia também: O que é IPP e qual a sua relação com a alta inflacionária nos alimentos?
Impactos da produção do cacau na economia brasileira
A produção do cacau movimenta a economia do Brasil. Ainda de acordo com a AIPC, em 2021 o Brasil exportou 33.521 mil toneladas de chocolates e aproximadamente 55 mil toneladas derivadas do cacau, gerando US$ 226 milhões de dólares.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a indústria de chocolate apresentou, no primeiro trimestre de 2022, uma expansão de 6% na produção, em relação ao mesmo período em 2021.
Cerca de 201 mil toneladas foram produzidas este ano, contra 189 mil toneladas no ano passado, gerando 20 mil empregos diretos no país.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!