O Booking no comércio exterior refere-se à reserva de um espaço no navio para o transporte da carga.
Também conhecida como reserva de praça, a prática do booking deverá ser realizada com antecedência para evitar atrasos e imprevistos que impossibilitem o transporte da mercadoria.
De uma forma mais simples, o booking nada mais é do que a negociação e garantia do espaço para o transporte do container dentro do navio nas operações de importação e exportação.
Quais são os documentos necessários para realizar o booking? Neste artigo entenda quais são as etapas para a reserva de praça – ou booking e as boas práticas para realizá-lo de forma eficiente.
Desejamos uma ótima leitura!
Booking: Entenda o que é a reserva de praça no comércio exterior
Afinal, o que é booking?
Como dissemos anteriormente, ao realizar uma operação de importação ou exportação no comércio exterior, é fundamental pensar não só na logística da entrega da mercadoria, mas, também, no transporte da carga.
Por isso, a prática do booking é imprescindível para que o transporte da carga seja efetuado de forma segura, ágil e com menor custo.
O importador e/ou exportador precisa estar atento ao planejamento estratégico da operação e isso inclui planejar com antecedência o transporte da carga, visando o embarque na data programada e maior economia financeira, já que o booking é um serviço pago.
Outro ponto importante que é preciso estar atento, é referente à característica da carga e ao tipo de container que irá transportá-la.
Leia também: Supply Chain: Como realizar uma gestão eficiente no comércio exterior?
Por isso, taxas extras relacionadas ao transporte de mercadorias podem ser cobradas. O valor da cotação do frete é variável e depende do preço nos locais de emissão e destino da carga.
A formalização do booking ocorre entre o exportador/importador e o agente de cargas. O processo deve ser executado pelo embarcador.
Caso a prestação do serviço seja terceirizada, o booking pode ser realizado por despachante, agente de carga, comissária ou transitário de carga.
Alguns desafios como o equacionamento da data de embarque, a data de saída da carga e claro, os valores cobrados, fazem parte do processo.
Saiba mais: Saiba o que é desembaraço aduaneiro no comércio exterior
Porém, a boa notícia é que com o planejamento estratégico é possível organizar e driblar os possíveis empecilhos.
Como fazer a reserva de praça no comércio exterior?
Após a negociação, o agente de carga irá reservar o espaço para o container no navio e na data programada.
Cada booking gera um documento chamado Bill of Landing (BL) – conhecimento de embarque – em português que pode ter um ou mais containers na mesma reserva.
Ele é um dos documentos mais importantes na operação de comércio exterior, oficializa a contratação do procedimento e comprova a entrega e o recebimento da carga.
Ao contratar o booking – ou reserva de praça – na exportação, é preciso fornecer algumas informações ao armador ou agente de cargas. São elas:
- Tipo do INCOTERM. Ex-Works ou Free Carrier, requerem coleta. Sendo assim, as informações sobre o local da coleta também deverão ser dadas;
- Porto de origem e Porto de Destino;
- O transbordo é permitido?
- Tipo de container;
- Peso e volume da carga;
- NCM e a descrição da carga;
- Dados do embarcador e do importador.
Leia também: DUIMP: Conheça as novas alterações da Declaração de Importação
Para realizar a reserva de praça é preciso ter atenção em alguns pontos:
- Saiba a quantidade e o tipo de container que será necessário para o transporte da carga;
- Esteja alinhado com o prazo de produção da mercadoria;
- Solicite o booking com antecedência;
- Tenha um planejamento estratégico definido.
Etapas do Booking
Existem algumas etapas a serem seguidas para concluir o processo de booking com sucesso. Conheça-as a seguir:
Contar com um sistema de gestão que possui tracking em tempo real é fundamental para o sucesso da operação. Assim, é possível gerenciar riscos e evitar problemas como a geração da demurrage.
Conheça a Kestraa, plataforma de gestão inteligente das informações de importação e exportação que possui um time de especialistas em comércio exterior e tecnologia.
Conclusão
Neste artigo explicamos o que é booking, as suas etapas e as principais documentações e cuidados na hora de contratar o procedimento de transporte de mercadorias.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.