Entenda a importância do lead time no varejo

lead-time-no-varejo

Comprar mercadorias importadas possui algumas particularidades que devem ser observadas e o lead time é uma delas. 

Quando bem realizado, ele aumenta a produtividade do varejo e otimiza o planejamento estratégico do setor.

Sabemos que a cadeia de suprimentos tem sua operação repleta de detalhes e procedimentos e necessita de uma gestão eficiente. 

Basta um erro para que outros erros incidam sobre a operação. Por isso, todo cuidado é pouco no planejamento e execução de todas as suas etapas.

Neste conteúdo, você vai entender o que é lead time, como realizar o seu cálculo e a sua importância para o setor varejista.

Tenha uma ótima leitura.

O que é lead time?

Você certamente já ouviu ou até mesmo trabalhou com o lead time em seu cotidiano. Quando se fala em gerenciar a cadeia de suprimentos, é importante ter cuidado com o tempo para que todos os processos e operações saiam dentro dos conformes.

O lead time é o tempo de espera da cadeia logística. Em outras palavras, ele é o período que transcorre entre o pedido do insumo feito pelo cliente até a sua entrega na empresa.

De forma resumida, o lead time é o tempo total  investido em todas as etapas da cadeia de produção até que o produto chegue nas mãos do cliente.

Confira, a seguir, as etapas do lead time:

  • Data da realização do pedido e data do recebimento;
  • Processamento do pedido e retorno do fornecedor;
  • Coleta, recebimento e armazenagem do insumo;
  • Inventário;
  • Montagem e armazenagem do produto;
  • Distribuição para a transportadora;
  • Deslocamento do produto acabado até o cliente final.

Leia também: Prevenção de perdas no varejo: Como realizá-la de forma eficiente?

lead-time-no-varejo

Importância do lead time no varejo

Em tempos de transformação digital e mudanças no perfil do consumidor, o lead time é um importante indicador para que as empresas otimizem os seus processos de supply chain e logística e assim, reduzam o tempo de retorno ao cliente.

O gestor de compras pode se beneficiar com os insights trazidos pelo acompanhamento do lead time, aperfeiçoando o planejamento estratégico, otimizando as etapas da cadeia produtiva e a distribuição dos produtos.

Assim, a imagem da empresa tem mais credibilidade junto aos clientes finais, a definição dos prazos de entrega ocorre com mais precisão, aumenta a produtividade e melhora a identificação de possíveis gargalos no processo produtivo.

Confira a segunda edição do Kestraa Descomplica sobre a transformação digital no varejo:

 

Como calcular o lead time na importação de mercadorias

O primeiro passo, é ter o produto mapeado e planejado. Isso porque o cálculo do lead time possui variação entre os produtos, já que cada um possui um tempo de produção e recursos diferentes.

A escolha do fornecedor de confiança é imprescindível. Todos os detalhes referentes a prazos de entrega, fretes, pagamentos, devem ser alinhados e bem planejados.

É válido lembrar que no caso de mercadorias importadas para o varejo, o prazo da sua fabricação muitas vezes já foi incorporado pelo fornecedor.

Leia também: Saiba como realizar a gestão de estoque eficiente no varejo

No momento de calcular o lead time, você deverá ter em mente que imprevistos podem acontecer e, por isso, é bom considerar um prazo extra caso aconteça alguma coisa durante o processo de desembaraço aduaneiro.

Outro ponto que você deve considerar, é a padronização dos processos dentro da sua companhia. A otimização operacional vai render bons frutos e satisfação do cliente final.

Em tempos de alta nos fretes, a escolha do modal mais adequado à sua mercadoria também é fundamental, além da escolha do frete mais adequado ao seu negócio.

Seguindo esses passos, você, varejista, vai gerar mais confiança no seu consumidor que passará a preferir a sua marca devido ao seu nível de entrega e organização do processo.

Leia também: E-commerce na indústria varejista: Como a tecnologia vem fortalecendo o setor

Otimize a sua cadeia de suprimentos

A tecnologia vem se destacando quando o assunto é a otimização dos processos. 

No comércio exterior, que possui muitas informações geradas por locais diferentes, é fundamental contar com soluções que automatizam o fluxo de trabalho, reúne os principais dados operacionais e engaja os parceiros envolvidos na operação.

banner-transforme-a-sua-gestão-de-comércio-exterior-para-contato

A Kestraa é uma plataforma 100% digital e na nuvem, voltada ao público B2B. Construída com as soluções mais modernas do mercado, a solução permite a gestão end-to-end e a otimização das suas operações de importação e exportação, ao reunir as informações mais importantes em um único ecossistema, além de reduzir custos e controles paralelos.