E-commerce na indústria varejista: Como a tecnologia vem fortalecendo o setor

empilhadeira-carregando-caixas-na-logística-de-ecommerce

Quando falamos em e-commerce, logo pensamos na loja que vende o seu produto para o consumidor final. 

Porém, com a evolução da transformação digital e as mudanças nos padrões de consumo dos clientes, as indústrias varejistas também estão apostando na venda online e consequentemente na logística de e-commerce.

De acordo com os dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de 27% em 2021, faturando R$161 bilhões.

Com a alta demanda, os desafios também se tornaram maiores para os gestores da cadeia de suprimentos das indústrias varejistas.

Manter a linha de produção funcionando, controlar o estoque, obter previsibilidade assertiva de vendas, são alguns destes desafios.

A boa notícia é que a transformação digital abrange não só a estrutura de venda para o consumidor, como o e-commerce, mas, também, é grande aliada no processo da cadeia produtiva, envolvendo todas as etapas da área de supply chain.

Neste artigo, você vai entender como a tecnologia vem otimizando as operações da indústria varejista e consequentemente os processos da logística de e-commerce.

Tenha uma ótima leitura!

E-commerce: Entenda o seu funcionamento

Como o nome já diz, o e-commerce refere-se às vendas realizadas pela internet. Geralmente, a sua atuação se dá no formato B2C, ou seja, da loja para o consumidor.

Porém, as indústrias varejistas também estão se beneficiando do e-commerce e realizando vendas direto ao consumidor (D2C).

Desta forma, há menos intervenções de terceiros e o custo para o produtor é reduzido com a diminuição das etapas da cadeia logística no fornecimento do produto acabado.

É válido ressaltar que há diferença entre a loja virtual e o e-commerce:

  • Loja virtual: É uma parte do e-commerce. Ou seja, é através dela que as vendas ou compras são realizadas.

  • E-commerce: Envolve vários processos comuns ao comércio e pode contar com vários canais de vendas, como a loja virtual.

Leia também: Entenda o que é quarteirização logística 4PL no varejo

Com a pandemia, os padrões de consumo foram se modificando de forma intensa e acelerada, exigindo maior organização por parte das indústrias para evitar o risco de ruptura de estoque, falhas na produção e consequente perda de clientes.

A crise enfrentada pela área de supply chain com a falta de container, alta do dólar e os fretes altos, tornaram o cenário de importação e/ou exportação desafiador. 

A boa notícia é que a tecnologia também é grande aliada ao processo da logística de e-commerce. 

Com soluções tecnológicas voltadas ao setor, os processos passam a ser integrados, a comunicação com os envolvidos nas operações é facilitada, é possível obter melhorias no controle do nível de estoque e manter a linha de produção funcionando de forma eficiente, evitando assim, compras e gastos desnecessários.

Leia também: Omnichannel: Quais são os desafios na cadeia de suprimentos e como superá-los?

caminhão-carregando-mercadorias-no-ecommerce

Logística de e-commerce

A logística de e-commerce, possui algumas etapas, como por exemplo:

  • Importação ou Exportação;
  • Transporte no modal adequado;
  • Recebimento e conferência;
  • Controle de estoque com a devida reposição;
  • Manuseio e armazenagem corretos;
  • Separação dos pedidos;
  • Preparação dos produtos;
  • Envio para a transportadora;
  • Rastreamento;
  • Controle da distribuição ou entrega.

Leia também: Gestão de riscos no varejo: Descubra como a tecnologia otimiza o processo

Para que tudo ocorra da melhor forma, é imprescindível realizar o planejamento estratégico e uma gestão de estoque eficiente, já que os clientes finais tem como objetivo uma experiência de compra positiva, assim como a obtenção de bons preços.

A loja virtual geralmente não tem um horário de funcionamento pré-estabelecido como as lojas físicas. 

Por isso, é importante manter o padrão de produção dos produtos, acompanhando as tendências e sazonalidades, a fim de evitar problemas com o estoque.

Também é importante estar atento quanto à armazenagem, já que os custos com o armazenamento dos produtos podem aumentar por falta de espaço planejado.

banner-para-download-ebook-duimp

Evolução do e-commerce 

O e-commerce não é tão atual quanto pensamos que seja. A primeira compra neste modelo foi realizada em 1984, pela usuária Jane Snowball.

Em 1992, foi criado o primeiro website comercial, voltado à venda de livros online e com o processamento de pagamento via cartão de crédito.

 A Amazon e o E-bay foram fundados em 1995. Na mesma época, foi lançada no Brasil a booknet, primeira loja virtual brasileira.

Nos anos 2000, houve a chegada da plataforma mercado livre e com a evolução da transformação digital no setor varejista, o e-commerce foi crescendo e movimentando bilhões de reais.

Dados

Segundo a EBANX, entre 2020 e 2021, as vendas online cresceram 37% ano a ano. Para 2025, a projeção de crescimento é de 30%.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, a expectativa é de uma projeção de faturamento em torno de R$169,5 bi no e-commerce, este ano. 

Outro dado interessante, refere-se ao número de consumidores que também deverá aumentar, passando de 79,8 milhões em 2021, para 83,7 milhões em 2022.

Leia também: Trade Compliance no comércio exterior torna empresas mais competitivas

Confira 3 dicas para uma logística eficiente no e-commerce da indústria varejista

Como vimos, a atuação das indústrias varejistas está crescendo no setor de e-commerce e, por isso, daremos três dicas para você, gestor de supply chain, manter a logística de e-commerce funcionando de forma integrada e eficiente. Confira:

1- Mantenha a cadeia de suprimentos integrada 

Para isso, é importante implementar soluções tecnológicas como uma plataforma de gestão inteligente das informações das operações de importação e exportação, a fim de manter os processos transparentes, desburocratizados, todos os envolvidos nos processos, engajados e melhor previsibilidade da chegada da carga.

2- Capacite os operadores logísticos

Os operadores logísticos são profissionais fundamentais no processo da logística de e-commerce. 

Por isso, é importante investir em capacitações acerca das boas práticas de qualidade, manuseio, transporte e armazenagem, a fim de manter a qualidade, segurança e evitar prejuízos financeiros com a perda da mercadoria.

3-Controle o nível de estoque 

Controlar o nível de estoque de forma simples e eficiente, permite que o gestor da cadeia de abastecimento tenha visibilidade dos processos operacionais e consiga realizar importações de insumos e matérias-primas no tempo correto, sem parar a linha de produção e sem estocar de forma desordenada gerando mais custos.

Assista o vídeo do Kestraa Descomplica sobre a transformação digital no varejo, a seguir:

Conheça a Kestraa

A Kestraa é uma plataforma digital, 100% em nuvem, voltada à gestão das informações das operações de importação e exportação.

A solução engaja os parceiros envolvidos nas transações e traz informações em tempo real sobre as principais etapas da cadeia de suprimentos. Acesse o nosso site e conheça todas as funcionalidades da plataforma!

banner-transforme-a-sua-gestão-de-comércio-exterior-para-contato

Conclusão

Neste artigo você compreendeu o funcionamento do e-commerce, a evolução, o fortalecimento da indústria varejista no modelo de comércio eletrônico e como a tecnologia é aliada no processo da logística de e-commerce.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!