Quando falamos em e-commerce, logo pensamos na loja que vende o seu produto para o consumidor final.
Porém, com a evolução da transformação digital e as mudanças nos padrões de consumo dos clientes, as indústrias varejistas também estão apostando na venda online e consequentemente na logística de e-commerce.
De acordo com os dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de 27% em 2021, faturando R$161 bilhões.
Com a alta demanda, os desafios também se tornaram maiores para os gestores da cadeia de suprimentos das indústrias varejistas.
Manter a linha de produção funcionando, controlar o estoque, obter previsibilidade assertiva de vendas, são alguns destes desafios.
A boa notícia é que a transformação digital abrange não só a estrutura de venda para o consumidor, como o e-commerce, mas, também, é grande aliada no processo da cadeia produtiva, envolvendo todas as etapas da área de supply chain.
Neste artigo, você vai entender como a tecnologia vem otimizando as operações da indústria varejista e consequentemente os processos da logística de e-commerce.
Tenha uma ótima leitura!
E-commerce: Entenda o seu funcionamento
Como o nome já diz, o e-commerce refere-se às vendas realizadas pela internet. Geralmente, a sua atuação se dá no formato B2C, ou seja, da loja para o consumidor.
Porém, as indústrias varejistas também estão se beneficiando do e-commerce e realizando vendas direto ao consumidor (D2C).
Desta forma, há menos intervenções de terceiros e o custo para o produtor é reduzido com a diminuição das etapas da cadeia logística no fornecimento do produto acabado.
É válido ressaltar que há diferença entre a loja virtual e o e-commerce:
- Loja virtual: É uma parte do e-commerce. Ou seja, é através dela que as vendas ou compras são realizadas.
- E-commerce: Envolve vários processos comuns ao comércio e pode contar com vários canais de vendas, como a loja virtual.
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Com a pandemia, os padrões de consumo foram se modificando de forma intensa e acelerada, exigindo maior organização por parte das indústrias para evitar o risco de ruptura de estoque, falhas na produção e consequente perda de clientes.
A crise enfrentada pela área de supply chain com a falta de container, alta do dólar e os fretes altos, tornaram o cenário de importação e/ou exportação desafiador.
A boa notícia é que a tecnologia também é grande aliada ao processo da logística de e-commerce.
Com soluções tecnológicas voltadas ao setor, os processos passam a ser integrados, a comunicação com os envolvidos nas operações é facilitada, é possível obter melhorias no controle do nível de estoque e manter a linha de produção funcionando de forma eficiente, evitando assim, compras e gastos desnecessários.
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Logística de e-commerce
A logística de e-commerce, possui algumas etapas, como por exemplo:
- Importação ou Exportação;
- Transporte no modal adequado;
- Recebimento e conferência;
- Controle de estoque com a devida reposição;
- Manuseio e armazenagem corretos;
- Separação dos pedidos;
- Preparação dos produtos;
- Envio para a transportadora;
- Rastreamento;
- Controle da distribuição ou entrega.
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Para que tudo ocorra da melhor forma, é imprescindível realizar o planejamento estratégico e uma gestão de estoque eficiente, já que os clientes finais tem como objetivo uma experiência de compra positiva, assim como a obtenção de bons preços.
A loja virtual geralmente não tem um horário de funcionamento pré-estabelecido como as lojas físicas.
Por isso, é importante manter o padrão de produção dos produtos, acompanhando as tendências e sazonalidades, a fim de evitar problemas com o estoque.
Também é importante estar atento quanto à armazenagem, já que os custos com o armazenamento dos produtos podem aumentar por falta de espaço planejado.
Evolução do e-commerce
O e-commerce não é tão atual quanto pensamos que seja. A primeira compra neste modelo foi realizada em 1984, pela usuária Jane Snowball.
Em 1992, foi criado o primeiro website comercial, voltado à venda de livros online e com o processamento de pagamento via cartão de crédito.
A Amazon e o E-bay foram fundados em 1995. Na mesma época, foi lançada no Brasil a booknet, primeira loja virtual brasileira.
Nos anos 2000, houve a chegada da plataforma mercado livre e com a evolução da transformação digital no setor varejista, o e-commerce foi crescendo e movimentando bilhões de reais.
Dados
Segundo a EBANX, entre 2020 e 2021, as vendas online cresceram 37% ano a ano. Para 2025, a projeção de crescimento é de 30%.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, a expectativa é de uma projeção de faturamento em torno de R$169,5 bi no e-commerce, este ano.
Outro dado interessante, refere-se ao número de consumidores que também deverá aumentar, passando de 79,8 milhões em 2021, para 83,7 milhões em 2022.
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Confira 3 dicas para uma logística eficiente no e-commerce da indústria varejista
Como vimos, a atuação das indústrias varejistas está crescendo no setor de e-commerce e, por isso, daremos três dicas para você, gestor de supply chain, manter a logística de e-commerce funcionando de forma integrada e eficiente. Confira:
1- Mantenha a cadeia de suprimentos integrada
Para isso, é importante implementar soluções tecnológicas como uma plataforma de gestão inteligente das informações das operações de importação e exportação, a fim de manter os processos transparentes, desburocratizados, todos os envolvidos nos processos, engajados e melhor previsibilidade da chegada da carga.
2- Capacite os operadores logísticos
Os operadores logísticos são profissionais fundamentais no processo da logística de e-commerce.
Por isso, é importante investir em capacitações acerca das boas práticas de qualidade, manuseio, transporte e armazenagem, a fim de manter a qualidade, segurança e evitar prejuízos financeiros com a perda da mercadoria.
3-Controle o nível de estoque
Controlar o nível de estoque de forma simples e eficiente, permite que o gestor da cadeia de abastecimento tenha visibilidade dos processos operacionais e consiga realizar importações de insumos e matérias-primas no tempo correto, sem parar a linha de produção e sem estocar de forma desordenada gerando mais custos.
Assista o vídeo do Kestraa Descomplica sobre a transformação digital no varejo, a seguir:
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Conclusão
Neste artigo você compreendeu o funcionamento do e-commerce, a evolução, o fortalecimento da indústria varejista no modelo de comércio eletrônico e como a tecnologia é aliada no processo da logística de e-commerce.
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