Inteligência Artificial: como as novas tecnologias podem afetar as operações de supply chain?

Robôs que representam a inteligência artificial

As novas tecnologias de inteligência artificial estão modificando a forma como as empresas trabalham e gerenciam suas cadeias de suprimentos e operações de comércio exterior. Através do uso de algoritmos avançados, a automação de algumas atividades se torna uma realidade, melhorando previsibilidade de operações e reduzindo custos de transporte, armazenamento e mão de obra. 

Quais áreas sentem o maior impacto dessa mudança? 

Uma das principais áreas em que a inteligência artificial está afetando a cadeia de suprimentos é a gestão de estoque, permitindo assim que as empresas possam prever demandas e ajustar suas compras e produção em tempo real com o uso de sensores e análise de dados. O resultado disso é a redução do excesso de estoque minimizando as interrupções na cadeia de suprimentos. 

Leia também: Saiba como realizar a gestão de estoque eficiente no varejo

A automação também está mudando a forma como as empresas gerenciam suas operações de supply chain, com robôs e dispositivos autônomos realizando tarefas repetitivas e perigosas sem intervenção humana. Isso melhora a eficiência e reduz os custos. 

Além disso, a inteligência artificial está melhorando a visibilidade da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas rastreiem seus produtos em tempo real e monitorando desde a produção até a entrega, garantindo maior eficiência e segurança. 

Leia também: Automatização de processos e o impacto na qualidade de vida no setor de comércio exterior

Como usar a tecnologia a favor das operações da cadeia de supply chain?

As tecnologias e inteligência artificial vieram para melhorar o dia a dia das empresas e pessoas, otimizando processo, ganhando previsibilidade e visibilidade de dados. Na prática, possuir uma análise de dados em tempo real permite às empresas otimizar as rotas de transporte e minimizar os custos de operações, por exemplo. Além de ter uma gestão mais inteligente, rápida, simplificada e eficaz, o dinheiro investido passa a ser direcionado as atividades já analisadas estrategicamente, evitando desperdícios simplesmente por um excesso de demanda ou demandas desorganizadas. 

Além disso, a tecnologia permite que todos os fornecedores e parceiros da cadeira de supply chain estejam em um mesmo local, o que facilita a comunicação entre as partes, com ganho de tempo em operações. 

Leia também: Comércio exterior: Conheça os impactos da transformação digital no setor

A transformação tecnológica já é uma realidade! Empresas como a Kestraa nasceram para simplificar as operações de supply chain para que você foque na estratégia do negócio identificando e mitigando potenciais riscos nas suas atividades, como atrasos no transporte, demurrage e ruptura de estoque, por exemplo.  

A Kestraa, junto com o que tem de mais moderno no setor, oferece uma gestão das suas operações de supply chain 100% em nuvem e em tempo real. Você pode optar por gerir módulos da sua operação ou gerir a cadeira completa, tudo isso, pensado dentro das melhores práticas do mercado.  

Nossos especialistas estão prontos para explicar como essa tecnologia funciona e como utilizá-la pode revolucionar as suas importações e exportações!