A utilização da tecnologia na indústria farmacêutica vem sendo cada vez mais eficaz para organizar os fluxos de trabalho, processos internos e integrar as áreas do setor, como a área de compras e supply chain.
Todas as frentes industriais foram impactadas pelos acontecimentos globais dos últimos dois anos e por isso, precisaram aderir à transformação digital em todas as etapas de seus processos a fim de otimizar e acompanhar o cenário que se instalou rapidamente.
A indústria farmacêutica continua sendo grande protagonista e, sem dúvidas, uma frente industrial que conta com a resiliência na realização das suas operações internas como desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas e demais produtos.
Neste artigo você vai entender como tornar a indústria farmacêutica mais resiliente com a utilização da tecnologia para integrar e otimizar as operações.
Continue a leitura!
Tecnologia na Indústria farmacêutica: Como otimizar as operações e engajar os envolvidos?
A crise sanitária sem precedentes testou a capacidade de resiliência de todos. Principalmente das indústrias farmacêuticas que passaram a contar com alto volume de demanda de medicamentos e a produção das vacinas.
Além disso, o lockdown e o fechamento temporário de portos estratégicos, impactaram a importação de insumos para a fabricação de medicamentos e vacinas como os Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs).
Leia também: Logística Farmacêutica: Como a previsibilidade otimiza a distribuição de insumos e medicamentos
Este cenário reforçou a necessidade de resiliência dos times operacionais e dos gestores de supply chain do setor.
A tecnologia tornou-se ainda mais fundamental na integração dos processos e no engajamento dos fornecedores envolvidos nas operações de importação, a fim de evitar o desabastecimento da cadeia de suprimentos nas indústrias farmacêuticas.
Soluções voltadas à gestão da cadeia de suprimentos são excelentes opções para se adequar a este cenário de constantes mudanças que estamos vivenciando.
Leia também: Lei de inovação: Como fortalecer a indústria farmacêutica?
Saiba como a tecnologia torna as operações alinhadas nas indústrias farmacêuticas
Os fluxos de informações, as operações de comércio exterior e os processos considerados críticos na área, devem ser integrados e automatizados por meio de soluções inovadoras que visam a otimização, redução de custos e o melhor alinhamento entre a cadeia de suprimentos e demais ecossistemas da indústria farmacêutica.
Diante de um cenário desafiador com a alta inflacionária, realizar um gerenciamento de estoque e custos de forma eficiente é fundamental para driblar a situação econômica e garantir a entrega dos suprimentos e produtos acabados, tornando as empresas mais resilientes e eficientes em sua atuação.
Leia também: Importação de medicamentos: Como funciona e como a tecnologia é aliada?
A tendência é que as mudanças e adaptações continuem em evolução para atender as prioridades da área de supply chain e do mercado de forma global.
Ou seja, a própria Receita Federal implementou a tecnologia para otimizar e desburocratizar os processos de desembaraço aduaneiro.
A cadeia de suprimentos altamente burocrática, passa a dar lugar para uma área mais resiliente e focada em visibilidade, transparência e dados mais centralizados permitindo o engajamento dos parceiros, fornecedores e transações mais eficientes, ágeis e com custos reduzidos.
Leia também: Gestão da qualidade na indústria farmacêutica: Saiba como gerenciar de forma eficiente
Conheça a Kestraa
Acompanhando o cenário de rápida transformação digital, a Kestraa proporciona resiliência às operações da cadeia de suprimentos das indústrias farmacêuticas, ao contar com as tecnologias mais modernas do mercado em sua composição.
Uma plataforma voltada ao público B2B e totalmente na nuvem, a Kestraa reúne os principais dados das transações de importação e exportação em um único ecossistema e engaja os parceiros e fornecedores facilitando a comunicação, além de trazer visibilidade em tempo real do tracking das cargas em trânsito.
Vale ressaltar, ainda, que a plataforma permite o gerenciamento end-to-end dos pedidos de compra com previsibilidade em tempo real do recebimento da importação.
Com integração simplificada aos ERPs, a solução possui conexão com mais de 100 armadores e sistemas como o Mantra, Siscomex, Mercante, Receita Federal, entre outros.
Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça a solução mais adequada para você!