Para que os processos internos e o fluxo de trabalho funcionem de forma integrada e com eficiência, realizar o planejamento estratégico no varejo é fundamental.
Com a rápida transformação digital no setor, os desafios dos gestores das indústrias varejistas também acompanham as novas tendências.
Um exemplo disso, é o crescimento da omnicanalidade. A facilitação da experiência de compra do consumidor junto à tecnologia e a oferta de serviços ágeis aliados aos fretes mínimos ou gratuitos, tornam a jornada de compra mais atraente para as lojas e o cliente final.
Por isso, o setor da cadeia logística da indústria varejista deve realizar o planejamento estratégico para que os seus processos sejam bem mapeados e o fluxo da cadeia de suprimentos controlado, a fim de evitar problemas com a gestão de estoque, por exemplo.
Neste artigo, você vai entender o que é planejamento estratégico no varejo e a importância da tecnologia para o ganho da vantagem competitiva no mercado.
Tenha uma ótima leitura!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é considerado uma peça fundamental para o sucesso do setor varejista. A sua atuação se dá em várias frentes, dentre elas:
- Supply chain
- Promoção
- Localização
- Estratégia de marca
- Diferencial Competitivo
Entre outras.
Ou seja, para que a indústria e/ou loja funcione de forma eficiente, é imprescindível manter os processos mapeados, transparentes, seguros e auditáveis.
Por isso, contar com a tecnologia é um grande passo para alcançar a vantagem competitiva.
Automatizar a produção industrial e implementar soluções tecnológicas como um sistema de gestão fazem parte do planejamento estratégico no varejo, principalmente nas grandes cadeias varejistas que buscam expansão no mercado cada vez mais concorrido.
Para a construção de um planejamento estratégico eficiente no varejo, existem alguns pontos que devem ser observados. Dentre eles, estão:
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Mas, afinal, o que é planejamento estratégico no varejo?
Ele é responsável por auxiliar os gestores a alcançar as metas e objetivos da companhia, servindo como parâmetro para avaliação das métricas de desempenho do negócio.
Além disso, realizar um planejamento eficiente, também envolve a avaliação da necessidade de melhorias como a implementação de soluções e otimizações de processos internos e externos.
A definição de objetivos, metas, valores, missão, KPIs, entre outros dados, está presente no mapeamento do planejamento estratégico.
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Gestão Preventiva
A cadeia de suprimentos é extremamente importante para o funcionamento da linha de produção.
Se o setor for mal projetado, as consequências acontecem em cadeia, prejudicando não só a linha de produção em si, mas também o relacionamento com os players envolvidos nas etapas logísticas e até mesmo com os consumidores finais.
Manter os processos transparentes é um dos principais pontos, quando falamos em gestão preventiva na área de supply chain.
Ao obter informações claras e com qualidade, a tomada de decisão se torna mais assertiva e a incidência de erros é diminuída, mitigando possíveis prejuízos.
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Além disso, é importante que a comunicação aconteça sem ruídos. Ao trocar inúmeros e-mails, é possível que uma informação que seja fundamental para a operação de importação ou exportação se perca, atrasando o andamento do processo.
Por isso, engajar os envolvidos, manter uma comunicação clara e reunir os principais dados em uma plataforma de gestão de comércio exterior é extremamente importante para reduzir custos nas operações de supply chain.
O planejamento estratégico entra mais uma vez neste cenário. O setor de compras tem uma grande importância na companhia.
Sendo assim, é preciso que haja o controle de estoque, planejamento de entrada e saída de mercadorias ou cargas, além de planejamento sobre os preços e a prevenção da ruptura de estoque, por exemplo.
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Tecnologia aliada ao processo
A transformação digital trouxe grandes benefícios a várias frentes industriais e varejistas. A começar pela possibilidade de automatizar processos fabris e otimizar o tempo de produção.
Fora isso, a tecnologia também passou a otimizar os processos internos, através da integração de todas as áreas que passam a operar com mais conhecimentos acerca das operações.
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: A área de supply chain possui circulação de muitas informações, geralmente enviadas por e-mail. Assim, os dados chegam desencontrados e desatualizados.
Fora isso, realizar o controle paralelo em planilhas aumenta o risco de erros e força a redigitação de informações, tornando os processos repetitivos.
Você sabia que cerca de 30% do tempo gasto na operação, é para o compilamento de informações? E que em média são alimentadas cerca de 4 planilhas em controle paralelo?
Pois bem, a boa notícia é que a tecnologia é grande aliada à otimização da cadeia de suprimentos e conta com plataformas de gestão inteligente das informações das operações de importação e exportação.
Além disso, a migração dos sistemas para a cloud computing (nuvem) vem crescendo entre os gestores do setor varejista. Assim, as informações ficam seguras e disponíveis sempre que for preciso.
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A implementação de sistemas de gestão que possuam integração facilitada com ERPs, também vem crescendo entre os players da área.
Desta forma, os gestores do setor de compras das indústrias varejistas passam a atuar com mais segurança, previsibilidade, otimização e melhor planejamento estratégico a fim de evitar situações graves que possam gerar prejuízos como a demurrage e a ruptura de estoque.
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Conclusão
Neste artigo você compreendeu a importância do planejamento estratégico no varejo e entendeu como a tecnologia é grande aliada à otimização das indústrias varejistas e do setor de compras das companhias.
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